O Halloween, também conhecido por Dia das Bruxas, é celebrado no dia 31 de outubro em vários países. Este ano vive este momento de forma diferente: aceitas o desafio de ter um Halloween sustentável?

Fantasias, decorações, doces, jogos, snacks. Estas são as várias atividades feitas no dia e na noite de Halloween tanto nas escolas como em casa.

Ideias para experienciares um Halloween ecológico

Existem várias formas de aproveitar o Halloween entre família e entre amigos sem gastar dinheiro e sem ter de comprar novas fantasias e decorações.

Faz o teu próprio outfit

Dá asas à imaginação e concebe a tua fantasia: podes usar maquilhagem com roupas que já tenhas (por exemplo, roupa preta). Por outro lado, usa pedaços de tecido daquelas roupas estragadas (que usas para fazer panos de limpeza) e costura o teu fato único e original.

Se precisas de uma solução imediata podes comprar um fato em segunda mão, alugar ou simplesmente pedir emprestado a amigos e familiares.

Fantasia tratada! E a decoração?

Existem várias opções que podes usar para decoração: reutiliza a do ano anterior, faz doces adaptados ao tema (já te damos algumas ideias mais à frente), usa folhas caídas das árvores e escolhe velas feitas com cera vegetal.

E a típica abóbora? Também a podes usar para a decoração mas podes usar a polpa para fazer sopa e, no final da festa, utilizá-la ou colocá-la para a compostagem.

Diverte-te a fazer doces diferentes

Existem várias receitas de biscoitos e cupcakes que podes experimentar fazer com produtos locais e que “sabem” ou, melhor, se enquadram na época de Halloween.

Para além disto, se tens filhos ou sobrinhos incentiva-os a levarem um saco reutilizado para a recolha dos doces.

No final da festa mantém a tua casa cuidada

Também a limpeza e higiene são importantes para manteres a tua casa cuidada. Opta por produtos que limpam o planeta: detergentes ecológicos feitos a partir do óleo alimentar usado. Os detergentes EcoX reutilizam um resíduo altamente poluente e transformam-no em produtos eficazes, vegan e biodegradáveis.

 

Qual destas ideias estás a pensar colocar em prática neste teu Halloween?

 

Autora: Daniela Matos