Os problemas ambientais são uma realidade e as pessoas têm, cada vez mais, a preocupação em adquirir bens e serviços que respeitam o ambiente. As certificações, como o caso da certificação V-Label, são uma das formas que dão confiança deste respeito.

Neste conteúdo, fica a conhecer o que é a certificação V-Label, quais as suas vantagens e em que difere da certificação Ecolabel.

O que é a certificação V-Label?

A V-Label, marca registada em 1996, na Suíça, é representada por um selo que é reconhecido internacionalmente. Este selo de qualidade tem como objetivo identificar os serviços e produtos que são vegan e vegetarianos.

Através desta certificação, podes facilmente encontrar e identificar este tipo de produtos, que são sujeitos ao cumprimento de diferentes critérios. Estes especificam, ao pormenor, a definição de vegan e vegetariano.

Quais são as suas vantagens?

Existem várias vantagens tanto para os produtores como para os consumidores.

As vantagens para os produtores são as seguintes:

  • Conquistar novos mercados, uma vez que há um aumento da procura por produtos vegan e vegetarianos por motivos éticos, de saúde, sociais, entre outros, em vários países;
  • Maior visibilidade: com uma certificação reconhecida e facilmente identificável a venda de produtos pode aumentar;
  • Confiança: ao ser um selo que estabelece determinadas normas de cumprimento para os produtos e ao ser reconhecido ao nível da qualidade e transparência, gera confiança nos consumidores para a compra;
  • Parceria ao nível comercial: esta certificação, que está presente em vários países, oferece a possibilidade da empresa aceder a ferramentas que lhe permitam construir notoriedade nos seus negócios;
  • Inclusão na abordagem: a V-Label está acessível a muitos tipos de negócio como, por exemplo, no setor têxtil, alimentar, na cosmética e nos produtos de limpeza.

E para os consumidores, existem vantagens?

  • Transparência e confiança: ao ter esta certificação sabes que o produto que estás a comprar é mesmo vegetariano e vegano pois respeita diversos critérios e são feitas auditorias por uma entidade independente;
    • V-Label Vegan: neste caso, não foram usados ingredientes de origem animal em nenhuma das fases de produção;
    • V-Label Vegetariano: não contém animais.
  • Produtos certificados: é possível encontrar este selo em mais de 45 mil produtos;
  • Critérios internacionalmente reconhecidos, o que assegura que a verificação dos mesmos seja independente. Estes critérios têm em conta diferentes aspetos como, por exemplo, a origem das matérias-primas e aditivos, ingredientes e as etapas da produção.

Qual é a diferença entre a Certificação V-Label e a Ecolabel?

Apesar de ambas as certificações terem em comum, numa ótica geral, a preocupação com a sustentabilidade, são bastante diferentes entre si:

  • Certificação V-Label: selo de qualidade tem como objetivo identificar os serviços e produtos que são vegan e vegetarianos.
  • Certificação Ecolabel: rótulo ecológico que certifica os bens e serviços que têm baixo impacto ambiental e, para o garantir, identifica que cumprem padrões ambientais durante o seu ciclo de vida.

Também a certificação Ecolabel tem vantagens para as empresas e para os consumidores. Para as empresas pode facilitar a escolha do consumidor, aumentar as oportunidades de fazer negócios e orienta para formas de otimizar os produtos e processos.

Por outro lado, ao ser uma certificação reconhecida garante aos consumidores que os produtos têm qualidade aliada a um baixo impacto, transmite confiança e assegura que os produtos químicos utilizados são melhores para o ambiente e para os próprios consumidores.

A EcoX tem estas certificações?

A EcoX aderiu a ambas as certificações para que possas, para além dos dados de sustentabilidade que encontras em cada produto nas fichas técnicas e na loja online, confiar ainda mais nos teus detergentes upcycling.

Em conclusão, a certificação V-Label existe desde 1996 e representa um selo de qualidade que garante que os produtos e serviços que o têm são vegetarianos e vegan. Para além das vantagens para os produtores também tem vantagens para os consumidores, ao cumprir vários critérios.

Enquanto a V-Label certifica produtos vegan e vegetarianos, a Ecolabel certifica produtos que têm baixo impacto ambiental durante todo o seu ciclo de vida.

 

Autora: Daniela Matos