Garrafa de óleo alimentar usado a ser despejada para uma garrafa que tem detergente: ideia de transformação do resíduo em detergente upcycling

Detergentes upcycling: o significa este conceito?

Thursday, 4 August 2022

Sabes que a humanidade atingiu, no dia 28 de julho de 2022, o que o planeta terra pode produzir durante um ano sem se esgotar? Torna-se, assim, essencial transformar o que possa ser descartável em novos produtos. Como é que o upcycling pode ajudar nesta tarefa?

Este conceito, assim como a reciclagem e reutilização, tem assumido cada vez maior importância no sentido de valorizar desperdícios. Também pode ser aplicado na produção de detergentes?

Neste artigo, descobre o que é, quais as suas vantagens e o que são detergentes upcycling.

Significado de upcycling

Os recursos naturais são, recorrentemente, transformados em produtos com utilidade para cada um de nós. Porém, quando já não estão em bom estado ou enquanto são utilizados (por exemplo, os detergentes), acabam por ser descartados.

Numa altura em que as cidades de todo o mundo produzem cerca de 1.3 mil milhões de toneladas anuais de resíduos sólidos, torna-se importante existirem práticas sustentáveis e alternativas ao descarte.

Com o intuito de minimizar este impacto, surge o conceito de upcycling ao ser uma alternativa sustentável para este problema: prática de utilizar algo que é descartável e transformar em outro “algo” de valor.

Na prática, é a reinserção de materiais no mercado que tinham como destino o descarte. O material que seria descartado torna-se num novo produto com uma nova função. Deste modo, é possível reduzir o desperdício de matérias-primas virgens.

E qual é a diferença entre upcycling e reciclagem?

Através da reciclagem (recycling) os resíduos descartados são recolhidos, processados e reutilizados. Pode acontecer que os materiais reciclados são misturados com novos recursos para que sejam utilizáveis. Existem autores que defendem ainda que a reciclagem dos resíduos não é uma ação completamente ecológica uma vez que diminui a qualidade do produto em cada novo ciclo de vida (Moreira et. Al). Isto faz com que a reciclagem possa ser considerada downcycling.

Logo, downcycling é um tipo de reciclagem que estamos habituados a fazer como, por exemplo, a reciclagem de plástico (Brightly). Tanto o recycling como o downcycling são práticas presentes nos produtos recuperados e é importante existirem práticas que se aproximem mais do upcycling (Moreira et. Al).

Em forma de resumo, enquanto na reciclagem existe a destruição do que foi descartado para criar um produto, o upcycling utiliza o que foi descartado no seu estado atual para criar um novo produto.

Upcycling VS Recycling. Fonte

Quais são as vantagens do upcycling?

Ao reutilizar desperdícios no seu estado normal e transformá-los em novos produtos, o upcycling tem várias vantagens.

Reduz a extração de recursos naturais

Ao reciclar uma matéria-prima que já existe não é necessário recorrer a recursos naturais para produzir novos produtos.

Salva materiais que iam ser descartados, diminuindo os resíduos em aterro

Complementando a ideia acima, esta reciclagem de resíduos que já existem para os transformar em novos produtos diminui a acumulação em aterro.

Redução das emissões CO2

O facto do upcycling diminuir a extração de recursos naturais e os resíduos em aterro reduz as emissões de carbono para a atmosfera.

Detergentes ucpcycling: mais que detergentes ecológicos

Vimos que o upcycling é um conceito em que o que seria descartado é reaproveitado e transformado num produto com uma nova função.

Todos sabemos que o impacto ambiental dos detergentes convencionais é real mas existem cada vez mais soluções que permitem escolhas mais sustentáveis.

Transformar o óleo alimentar usado em detergentes com baixo impacto ambiental é fazer upcycling: existem vários detergentes ecológicos no mercado, mas apenas a EcoX é pioneira no mundo nesta transformação.

Em que se diferenciam estes detergentes upcycling?

Os detergentes EcoX têm vários pontos diferenciadores que vão ao encontro do conceito upcycling:

– 50% extração de recursos naturais

Reduzimos em +50% a extração de recursos naturais para produzirmos os produtos.

Valorização de desperdícios

Um litro de óleo alimentar usado tem capacidade para contaminar até um milhão de litros de água (Quercus).

Num ano, cerca de 35 mil toneladas de óleo alimentar usado vão para o esgoto em Portugal e as ETARS gastam cerca de 300 milhões de euros para o remover das águas. Este é um resíduo que tem vários impactos nas nossas casas, rede pública, meio aquático, nos solos e no clima.

Ao fazer a recolha, na rede pública e em lojas parceiras, e transformação deste resíduo em detergentes protegemos milhares de litros de água da poluição.

Uso renovável de recursos

Através da economia circular, a EcoX reaproveita ingredientes e embalagens e diminui o uso de recursos primários.

Depois de saberes e conheceres todo este conceito, vamos continuar juntos no upcycling? Dás-nos o teu óleo alimentar usado e nós fazemos a transformação para os teus detergentes.

Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades subscreve a nossa newsletter mensal.

Autora: Daniela Matos

Strategy + design by Inngage