Pessoa a lavar uma nódoa de uma peça de roupa colorida

Dicas para saberes como tirar nódoa de roupa colorida

Segunda-feira, 27 Junho 2022

Todos os dias, em qualquer refeição, podemos manchar a roupa: olá nódoas! Mas não te preocupes pois existe solução: conhece alguns conselhos para saberes como tirar nódoa de roupa colorida.

Todas as roupas, de acordo com o tipo de tecido, necessitam de cuidados não só na lavagem como também na secagem e ao serem engomadas.  Neste artigo vais ficar a conhecer o que é necessário para cuidar das nódoas, qual o produto indicado e de que forma o podes usar.

Antes de lavar, é preciso analisar

Antes de começar a lavagem ou aplicação de algum produto em específico é aconselhado ter em atenção alguns pontos importantes (Cleanipedia).

Ter em atenção ao tipo de tecido

Antes de cada lavagem é importante verificares a etiqueta da peça de roupa para ficares a saber se o tecido é facilmente lavável e quais as condições de lavagem.

Colocar as roupas do avesso na máquina para as proteger, usar uma temperatura inferior a 30ºC e retirar as roupas da máquina assim que a lavagem termine são alguns conselhos gerais para tirar manchas de roupas coloridas, segundo a Cleanipedia.

E a cor do tecido?

Não só o tipo de tecido mas também a sua cor tem relevância: as roupas devem ser lavadas juntamente com roupas de cor semelhante para evitar que as peças percam cor ou fiquem manchadas.

Isto pode acontecer quando, por exemplo, existem transferências de corantes ao lavares roupa de cor clara com roupa de cor escura.

Quais são os principais tipos de nódoas que existem?

Existem alguns tipos de nódoas que são mais frequentes de aparecer na roupa, tais como, chocolate, sangue, café, tinta, molhos, suor, vinho e sumo das frutas.

As nódoas, quimicamente falando, podem ser enzimáticas (por exemplo, sangue e chocolate), oxidáveis (chá, café, vinho), gordurosas (óleo, manteiga) e particuladas (sujidade, lama).

Deves tratar logo das nódoas em vez de as deixares secar. Porém, se não conseguires fazê-lo existem sempre soluções.

Como tirar nódoa de roupa colorida?

Ignora o receio de ficar com alguma nódoa ou mancha depois de cada refeição. Vem daí e conhece melhor a solução que responde à pergunta “como tirar mancha de roupa colorida?”.

Qual o produto indicado?

O branqueador é um produto indicado para a remoção de nódoas e manchas de todo o tipo de roupa: branca ou colorida. Porquê?

É composto por percarbonato de sódio, um pó cristalino branco, que quando é dissolvido na água liberta uma mistura de oxigénio, água e cristais de soda. Para além de remover as manchas também é um clareador de roupas natural, uma vez que não contamina as águas (Moralfibres).

Outra das suas mais-valias é o facto de, segundo a mesma fonte, ter uma ação desodorizante ao ajudar a remover os odores das roupas.

Logo, o percarbonato de sódio é usado para descolorir, desodorizar e clarear e é adequado para vários usos na tua lavandaria: roupas brancas, claras e escuras.

Importa realçar que é um produto que não contém fósforo nem nitrogénio o que faz dele uma opção ecológica. Quando é misturado com água decompõe-se em peróxido de hidrogénio (água e oxigénio) e carbonato de sódio (Clean My Space).

Como usar o branqueador nas roupas?

Depois de conheceres as ideias gerais e o produto indicado descobre como tirar nódoa de roupa colorida de forma simples e fácil.

A quantidade ou forma de lavagem vai depender do nível da sujidade:

  • Sujidade normal: 1 colher de sopa (15g) por cada 5kg de roupa
  • Muita sujidade: 2 colheres de sopa (30g) por cada 5kg de roupa

Caso tenhas necessidade de colocar as roupas de molho, para manchas e nódoas mais entranhadas, usa 2 colheres de sopa (30g) em, aproximadamente 4 litros de água morna (40ºC). Depois basta deixares as peças de roupa de molho até 2 horas e lavares normalmente.

Imagem 1 – Branqueador EcoX com capacidade para remover nódoas

Em qualquer refeição ou atividade uma nódoa pode saltar para as roupas. É fundamental analisar a nódoa antes de lavar a peça de roupa, ter atenção ao tipo e cor do tecido e ainda ao tipo de nódoa.

Para saberes como tirar nódoa de roupa colorida fica a conhecer o branqueador, um produto à base de percarbonato de sódio que te permite eliminar manchas e nódoas difíceis. Não só expulsa as nódoas como também branqueia e remove odores das roupas.

Sabias que o branqueador de roupa EcoX pode ser utilizado para tirar manchas de roupas coloridas? Conta-nos a tua experiência.

Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades subscreve a nossa newsletter mensal.

Autora: Daniela Matos

Strategy + design by Inngage