Rapaz a segurar prancha de surf em direção ao mar

Como podes cuidar dos teus fatos de surf com o detergente neopreno?

Monday, 27 June 2022

Adoras praticar surf e o mar é a tua segunda casa, mas ainda não conheces o novo detergente neopreno?

Este conteúdo é mesmo para ti: para que possas apanhar todas as ondas sem te descuidares no cuidado do teu equipamento. Fica a saber os conselhos indicados para saberes como lavar e cuidar do teu fato de surf.

Dicas para cuidares do teu fato de surf

Sabes o que podes ou não fazer durante a higienização do teu fato de surf? Conheceres todos os cuidados essenciais na lavagem permite-te não só ter maior conforto durante o seu uso como também aumentar a durabilidade do fato.

Aumenta o teu conforto e a tua poupança com alguns conselhos bastante importantes. Antes de conheceres todas as sugestões é fundamental teres primeiro em conta as instruções do fabricante do teu fato.

Tira o fato com cuidado

Não uses as unhas no neopreno pois podes estragar a pele e o forro. Para além disto, tenta estar de pé para não raspares o teu fato na superfície de contacto (Srface).

Passa a roupa de mergulho por água

Não guardes o teu fato de surf molhado e sujo num local fechado após o usares, pois vai começar a ganhar odores e bactérias. Ou seja, após cada utilização é importante passares o fato por água doce fria para removeres a água do mar, a areia e toda a sujidade.

Com este cuidado regular aumentas a sua vida útil. 

Evita o calor

Sujeitar os fatos de surf ao calor não é uma boa opção, nem na lavagem nem na secagem. É importante ter o cuidado de os lavar com água fria, uma vez que a água quente pode diminuir a capacidade de flexibilidade do tecido (Scuba Diver Life).

Para os secar coloca-os à sombra, pois os raios UV deterioram o tecido.

Na lavagem há algum cuidado a ter em conta?

Para a lavagem é importante escolher um produto dedicado a este tipo de fatos e é aconselhado que sejam lavados à mão com água fria. Assim, a lavagem na máquina não é aconselhada.

Como secar?

Podes deixar secar o fato de surf do avesso e, quando o interior estiver seco, podes voltar a virar a roupa para o lado certo para terminar de secar.

E será que podes passar o fato de surf a ferro?

A resposta é muito fácil: não, pois o calor excessivo vai danificar o tecido, tornando-o muito rígido (Scuba Diver Life).

Como deves guardar os fatos de neopreno?

Tal como a lavagem regular, guardar o fato de surf da melhor forma permite que esteja sempre em boas condições para voltar a ser usado.

A Orca refere que o armazenamento adequado evita as rugas e mantém as costuras livres de tensões. Sugere pendurar o fato na cintura para evitar essas mesmas tensões nas zonas dos ombros e braços.

Como lavar fato de surf?

Depois de conheceres todos estes cuidados gerais para o teu fato de mergulho, vamos entrar na onda de escolher o produto adequado? Vamos lá!

O detergente de roupa neopreno foi desenvolvido com o intuito de lavar e cuidar do teu fato de neopreno.

Protege as cores e atrasa o processo de envelhecimento e desgaste, trabalhando rapidamente para remover algas, bactérias, odor, cloro, sal e impurezas do mar.

É um produto feito a partir do óleo alimentar usado e os seus componentes são rapidamente biodegradáveis, sem impacto nos oceanos.

Qual é a dose indicada de detergente neopreno?

Com este detergente neopreno bastam entre 15 e 25mL por cada 5 litros de água.

Deixa as roupas de molho na água, no mínimo 5 minutos, com o produto na diluição recomendada (quanto mais tempo, melhor o efeito). No final, é só enxaguar antes de pôr a secar.

Para além de poupares o teu fato de surf também podes poupar o ambiente ao usares um produto vegan e altamente biodegradável, que podes comprar a granel na quantidade que precisas.

Podes ainda escolher o teu favorito: detergente de roupa neopreno com aroma a coco e sem aroma.

Tirar o teu fato com cuidado, passá-lo regularmente por água após cada uso, evitar o calor e saber como lavá-lo são vários dos conselhos para aumentares a sua durabilidade.

O detergente de roupa neopreno ajuda-te nesta tarefa ao lavar eficazmente, protegendo as cores e atrasando o processo de desgaste.

Curioso para entrar na onda das lavagens ecológicas?

Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades subscreve a nossa newsletter mensal.

Autora: Daniela Matos

Strategy + design by Inngage