Rapariga na cozinha

5 Escolhas Ecológicas a Melhorar na Nossa Cozinha

Quinta-feira, 17 Fevereiro 2022

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente nos nossos dias. Proteger o planeta para as gerações futuras tem-se tornado numa das prioridades inadiáveis que começam pelos nossos atos quotidianos.
Com um pouco de orientação e pequenas mudanças, conhece alternativas ecológicas que podes aplicar na tua cozinha. Desta forma, podes criar uma forma de vida mais sustentável que terá um impacto positivo no ambiente e também na tua saúde.

Plantas

As plantas são consideradas um dos melhores elementos decorativos para a tua casa. Além da beleza que dão ao espaço, limpam o ar e criam um ambiente único e acolhedor. Tal como indicado neste artigo, adquirir plantas para a tua habitação é um dos primeiros passos para tornar a tua casa mais ecológica.
Na cozinha, podes inclusive aliar a decoração ao utilitário e criar um cantinho com especiarias. Além de utilizar os teus próprios temperos, cria uma combinação de cheiros, entre a salsa, os coentros e manjericão, que vão tornar este espaço mais caseiro e aconchegante.

Produtos de limpeza ecológicos

Os produtos ecológicos têm vindo a evoluir e existem cada vez mais opções disponíveis, em alternativa aos vários produtos com químicos nocivos ao ambiente.
Além da redução cada vez mais visível do plástico, existem agora vários produtos criados através de colheitas sustentáveis e material reciclado. Com particular foco nos produtos de limpeza, opta por aqueles produtos de origem natural, sem químicos nem materiais abrasivos.
Existem várias lojas físicas e online que vendem estes produtos, e que apostam também na venda a granel, o que permite uma compra consciente e organizada, evitando assim o desperdício desnecessário.

Reduzir o consumo de carne

A redução do consumo de carne é provavelmente uma das escolhas mais difíceis de concretizar, mas não impossível. Este já é um hábito nas nossas cozinhas, cultura e, portanto, muito presente no nosso quotidiano.
No entanto, a redução de carne pode ter um impacto fundamental no meio ambiente e também na tua saúde. Além de reduzir as emissões de gases nefastos na natureza, ajuda a evitar problemas cardíacos e obriga a uma alimentação mais saudável, baseada em peixe e vegetais, sem esquecer as viáveis alternativas vegetariana ou vegana.

Upcycle e Reciclagem

Além da reciclagem de embalagens, do papel e da compostagem doméstica, existem outras formas onde podemos reaproveitar vários materiais. O upcycling, por exemplo, é uma técnica usada no reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos elementos. Estes assumem inúmeras funções, mantendo as características principais do artigo original.
Além disso, podes também reciclar vários tipos de material mobiliário, os quais ajudam a tornar a casa mais sustentável, com uma decoração única e original.

Eletrodomésticos mais eficientes

Os eletrodomésticos representam grande parte do consumo energético da nossa casa. É assim importante escolher aparelhos mais eficientes.
Na cozinha, o frigorífico, o forno ou a máquina de lavar roupa não funcionam sem consideráveis quantias de eletricidade. O ideal é que optes por investir sempre que possível nos modelos mais eficientes e os utilizes de forma ajustada. Também importante é optar por um fornecedor de energia 100% verde.

Criar um modo de vida mais sustentável apenas depende de cada um de nós. Atualmente, existem inúmeras alternativas que nos ajudam nesse sentido, seja ao nível doméstico ou numa vertente social.
Cabe a cada um de nós proteger o planeta e podemos fazê-lo a partir de pequenas mudanças no nosso quotidiano. Assim sendo, após considerar estas sugestões para a sua cozinha, nada como procurar outras formas de fazer a diferença.

Autor: Marco Rola

Strategy + design by Inngage