A quadra festiva é uma época de união familiar, e de muitos eventos sociais, geralmente em torno das refeições. Apesar de os pratos típicos serem cozidos e assados de carnes brancas, temos muita tendência para abusar nos doces, fritos e bebidas alcoólicas.
Além disso, os eventos como almoços e jantares de Natal são sempre acompanhados de entradas, petiscos e sobremesas, já para não falar de bons vinhos, que, ao todo, podem triplicar o valor calórico de cada refeição. Evita os excessos alimentares e o ganho de peso na quadra Natalícia recorrendo a pequenos truques no teu dia a dia.
Começa bem o dia
Faz um pequeno-almoço rico em cereais integrais e proteínas que te permitam manter-te saciado ao longo do dia e evitam a vontade de comer doces. Se optares por pão integral combina-o com ovos mexidos, abacate queijo fresco, fiambre de frango, queijo fresco para barrar, compota sem adição de açúcar ou manteiga de amêndoa. Se escolheres os cereais, opta sempre pelas versões integrais e evita mueslis e granolas ricos em gordura e açúcar. Combina-os com fruta, sementes de chia, linhaça ou girassol e ainda skyr, queijo quark, kefir ou iogurte natural.
Não saltes refeições
Come a meio da manhã e a meio da tarde snacks saciantes que evitam que tenhas vontade de ir ao café comer um sonho ou uma fatia de bolo rei. Recorre a alimentos como ovos cozidos, palitos de cenoura com hummus, bolachas de aveia integrais, batidos de fruta, fruta fresca e frutos secos.
Começa com sopa
Evita as entradas com pão, enchidos, queijos, e salgados. Opta por sopa que é rica em legumes e água e te ajuda a sentires-te logo mais saciado. Se te apetecer petiscar, deixa as tostinhas e grissinos de lado e escolhe os frutos secos naturais e as azeitonas.
Escolhe bem
Se és guloso opta pelas sobremesas, se preferes salgados delicia-te com as entradas. Recalcula o valor calórico da refeição ingerindo aquilo que te dá mais prazer e evitando os pratos que são mais dispensáveis.
Consome porções mais pequenas
Se é assumido que irás comer maior variedade dos alimentos então tenta reduzir a quantidade ingerida em cada parte: entrada, prato e sobremesa.
Controla as bebidas alcoólicas
Consume apenas 1 copo por refeição e dá preferência ao vinho tinto que contém alguns polifenóis que ajudam a combater os efeitos nocivos da ingestão de toxinas. Evita as bebidas destiladas como vodka ou gin que são, geralmente, acompanhadas de outras bebidas açucaradas como sumos e água tónica aumentando ainda mais o valor calórico da refeição total. E mantém-te longe das bebidas com gás que dilatam o estômago e provocam uma sensação de barriga inchada.
Faz trocas saudáveis sempre que possível
Sempre que as refeições forem feitas por ti tenta usar os ingredientes mais saudáveis. Usa tâmaras, mel, agave, xarope de coco, açúcar de coco e açúcar demerara para adoçar as suas sobremesas. Serve-te da fruta, frutos secos e manteiga de amêndoa ou amendoim para reduzir o teor de óleo e manteiga adicionado aos doces. Usa farinhas integrais como a de aveia para fazer bolachas mais saciantes e conseguires comer menos quantidade.
Autoria: Mafalda Rodrigues de Almeida