A alimentação faz parte do nosso dia-a-dia e, para além de ser essencial para a nossa saúde, tem impacto no nosso planeta. Como podemos ter uma alimentação sustentável?
O que é a alimentação saudável?
A alimentação saudável, de acordo com o SNS 24, deve ser completa, variada e equilibrada de modo a dar a energia adequada e o bem-estar físico durante o dia.
Como base para esta alimentação, o SNS 24 recomenda os “alimentos ricos em fibra como produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura (…)”.
E em relação às calorias que necessitamos por dia? Os valores de energia médios para adultos saudáveis variam entre as 1800 e as 2500.
Quais os benefícios de ter uma alimentação saudável?
Ter uma alimentação saudável traz vários benefícios não só físicos como também psicológicos. Logo, ter uma alimentação saudável:
- Fornece mais energia para as atividades diárias;
- Previne doenças infeciosas, uma vez que melhora a função do sistema imunológico;
- Diminui a possibilidade de aparecimento de doenças como as cardíacas e diabetes;
- Promove o crescimento e a renovação dos tecidos;
- Melhora a concentração, ao permitir o bom funcionamento da memória e do sistema nervoso;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Melhora a qualidade do sono, pois alguns alimentos aumentam a produção de melatonina.
Porquê ter uma alimentação sustentável?
Sabes que a produção de alimentos é responsável por cerca de 26% das emissões globais de gases de efeito de estufa? E que 70% de água potável é usada para a agricultura?

Deste modo, através de uma mudança na alimentação é possível combater as alterações climáticas.
Como ter uma alimentação sustentável?
A alimentação também faz parte de uma das formas para termos um estilo de vida mais sustentável. Mas o que podemos definir como alimentação sustentável?
A dieta saudável e sustentável, de acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, diz respeito a um padrão alimentar que promove a saúde e bem-estar, tem baixo impacto ambiental, é acessível e seguro.
Os objetivos da dieta saudável e sustentável são o desenvolvimento de cada pessoa e do seu bem-estar físico, psicológico e social; prevenir a desnutrição e preservar a biodiversidade e a saúde do nosso planeta (FAO, 2019).
Passos a dar para uma alimentação sustentável e saudável
Segundo a FAO, a população em 2050 será superior a 9 biliões, o que significa que será necessário produzir mais 60% de alimentos. Para reduzir o impacto que temos na alimentação podemos optar por:
- Consumir produtos sazonais e de produção local;
- Combater o desperdício alimentar;
- Reduzir no consumo de produtos embalados;
- Ter uma alimentação biológica;
- Reduzir o consumo de alimentos de origem animal.
Para te ajudarem, existem algumas marcas que têm em conta esta temática e produzem alimentos de forma mais sustentável. A Joana Moreira revela-te quais são aqui.
Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades subscreve a nossa newsletter mensal.
Autora: Daniela Matos