Bicarbonato de sódio juntamente com utensílios de limpeza

Bicarbonato de sódio: 8 formas de limpar

Terça-feira, 26 Outubro 2021

O bicarbonato de sódio pode ajudar-te de várias formas durante a limpeza: desde a eliminação de maus cheiros, passando pela limpeza das loiças da casa de banho, à limpeza do forno.

Neste artigo podes ficar a conhecer o que é o bicarbonato de sódio, como usar bicarbonato na limpeza e como limpar com este produto. Vem daí.

Bicarbonato de sódio: o que é e como podes usar?

O bicarbonato de sódio é um produto alcalino com capacidade de neutralizar odores, desengordurar e eliminar manchas. E como podes usar bicarbonato na limpeza?

Ajuda-te na limpeza dos teus azulejos

Para deixares os teus azulejos limpos basta juntares uma colher de bicarbonato de sódio ao sumo de metade de um limão e colocares a mistura num borrifador, agitando-o. Após aplicares o produto e deixares atuar durante 5 minutos podes passar uma esponja ou pano húmido.

Nas loiças do WC também é útil!

Para as conseguires higienizar podes colocar um pouco do produto numa esponja húmida e esfregar levemente as loiças. Aconselha-se a enxaguares e a secares bem.

Nas loiças da cozinha também ajuda

Quando estás a lavar a loiça manualmente podes juntar duas colheres de sopa à água de lavagem, adicionar o teu detergente habitual e lavar normalmente. Desta forma, evitas as manchas de queimado que ficam nas panelas e que as loiças se risquem facilmente.

Adeus odores dos ralos

Este produto com água quente tem a capacidade de remover os odores e ainda a desentupir os ralos: basta colocares 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e, de seguida, cerca de ½ chávena de vinagre.

Também o chão fica limpo

Se adicionares meia chávena de bicarbonato de sódio a um balde de água morna tens o chão limpo.

A gordura não é bem-vinda

Não só nos micro-ondas mas também nos fornos a gordura é um problema diário. Porém, com a ajuda do bicarbonato de sódio este problema desaparece facilmente pois este ajudante combate a gordura, os odores e as manchas mais difíceis. Podes dissolver o produto com água quente e pulverizar a zona a limpar. Depois de passares com um pano, deves enxugar as superfícies.

Remove odores da roupa

Se costumas ter roupas com odores mais fortes como, por exemplo, suor podes adicionar entre 1 a 2 chávenas de bicarbonato de sódio num recipiente e colocar a roupa de molho. Depois, lava a roupa normalmente.

Para retirares o mofo podes adicionar cerca de 200mL de vinagre de limpeza e uma colher de bicarbonato de sódio e pulverizar sobre a roupa.

Para além disto, ainda auxilia na limpeza da máquina de lavar roupa juntamente com o vinagre de limpeza. Podes fazer um ciclo de água quente com 200mL de vinagre. Um minuto depois podes adicionar 2 chávenas de bicarbonato de sódio e deixar a máquina fazer o ciclo de lavagem.

Há solução para a limpeza dos teus tapetes e sofás!

Limpar tapetes e sofás pode ser uma tarefa mais simples: mistura um litro de água, meio copo de vinagre de limpeza, uma colher de bicarbonato de sódio, um quarto de copo de álcool e uma colher de sopa de amaciador da roupa. Agita a mistura num frasco com pulverizador, tendo em atenção que o vinagre e o bicarbonato produzem uma reação quando se misturam. Pulveriza e deixa atuar durante uns minutos. Depois, basta deixares secar e aspirar!

Strategy + design by Inngage