Rapariga a ver filmes ou documentários sobre alterações climáticas na sala

As alterações climáticas: filmes e documentários

Monday, 23 August 2021

As alterações climáticas afetam várias zonas do mundo.

Primeiramente, segundo o Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a temperatura média global aumentou 0,85ºC de 1880 a 2012, os oceanos aqueceram, a quantidade de neve e gelo diminuiu e o nível do mar subiu.

As Nações Unidas acrescentam que “prevê-se que o aumento médio do nível do mar seja de 24 a 30 centímetros em 2065 (…)”. Com estes dados torna-se importante saber mais sobre este tema. Que tal uma sugestão de filmes e documentários sobre as alterações climáticas?

Filmes e documentários sobre as alterações climáticas

O Nosso Planeta (2019) – David Attenborough

O impacto das alterações climáticas é analisado neste documentário que revela a beleza natural do planeta Terra.

Ver trailer

Before the Flood (2017) – Fisher Stevens

Este é um documentário em que Leonardo DiCaprio viaja pelo mundo para debater a temática do aquecimento global com figuras políticas, cientistas e pessoas ligadas à área. Ou seja, é um documentário focado em falar sobre as alterações climáticas e que ações podemos ter para as evitar.

Ver trailer

Cowspiracy (2014) – Kip Andersen e Keegan Kuhn

Neste filme são analisados os impactos que a agricultura industrial tem no planeta assim como é feita uma pesquisa de como as organizações ambientais lidam com a questão.

Ver trailer

The 11th Hour (2007) – Nadia Conners e Leila Conners

Conta com a participação de cientistas, ativistas e políticos, dos quais se destacam Stephen Hawking e a vencedora do Nobel da Paz Wangari Maathai. Acima de tudo, tem como objetivo relatar os problemas derivados da temática sobre as alterações climáticas.

Ver trailer

Uma Verdade Inconveniente (2006) – Davis Guggenheim

Neste documentário norte-americano, de 2006, é retratada a análise sobre o aquecimento global por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, mostrando mitos e possíveis soluções.

Ver trailer

Waterworld (1995) – Kevin Reynolds

Tendo por base o futuro como cenário, este é um filme em que os glaciares derretem e deixam a Terra coberta por água. Os seres humanos que sobrevivem criam comunidades em navios.

Ver trailer

À Beira do Fim (1973) – Richard Fleischer

Por fim, temos o À Beira do Fim, realizado por Richard Fleischer. Este é um thriller que retrata a cidade de Nova Iorque na qual escasseia bens essenciais como a água e a comida, assim como a habitação. É um conteúdo que retrata sobretudo temas como o aquecimento global, poluição e a biodiversidade.

Tens sugestões sobre filmes ou documentários que retratem as alterações climáticas? Partilha connosco!

Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades subscreve a nossa newsletter mensal.

Strategy + design by Inngage