Dicas de limpeza do chão: o detergente ecológico que os teus pavimentos vão adorar

Friday, 14 May 2021

Manter a limpeza e higienização das nossas casas não é uma tarefa fácil, especialmente se tivermos crianças pequenas ou animas de estimação sempre a rebolar e a apanhar coisas do chão. Por isso, na altura de limpar os pisos aí de casa, é necessário teres em conta o tipo de chão (madeira, cerâmica, tijoleira, flutuante, etc.), os utensílios a utilizar na higienização, o detergente mais adequado e a dosagem correta a utilizares.

Sabes que uma limpeza do chão desajustada pode criar manchas, arranhões ou danificar o chão a longo-prazo, diminuindo a sua durabilidade?

Fica a conhecer as nossas dicas e quais os produtos essenciais para limpares o chão de tua casa de forma eficaz e com um aroma sustentável.

Como limpar o chão aí de casa?

Antes de começares a limpeza e higienização do chão das divisões aí de casa é importante:

  • Limpares, primeiramente, os móveis;
  • De seguida, retira os móveis, mesas, cadeiras e outros objetos das áreas que pretendes higienizar. Não os arrastes para não riscar o chão;
  • Por último, varre ou aspira o chão antes de passares a esfregona. Apanha toda a sujidade acumulada, como por exemplo resíduos sólidos, uma vez que podem estragar o chão se não forem retirados antes de passar à limpeza.

O detergente para caminhares ao lado da sustentabilidade

Muitas vezes é dito que os vários tipos de chão e revestimentos podem necessitar diferentes detergentes, mas e se te dissermos que temos uma solução que é adequada para vários tipos de pisos?

O teu chão pode refletir brilho e beleza, apenas precisas utilizar o detergente do chão ideal para pisos em cerâmica, tijoleira, flutuantes e madeiras, deixando-o limpo e com um aroma maravilhoso a limão ou alfazema, e manter as tuas divisões com um ambiente perfumado.

A dosagem certa de detergente para o chão

Primeiramente, num balde mistura cerca de 5L de água morna ou quente por cada 100 ml de detergente. Caso os teus pisos se encontrem com bastante sujidade, aumenta a dosagem para 150 ml de detergente por cada 5L de água. Não dispenses a utilização de água morna ou quente, uma vez que a temperatura elevada faz com que seja mais fácil remover sujidades e não seja necessário tanto esforço de ação mecânica no processo final de limpeza.

De seguida, utiliza uma esfregona de fibras macias na água e torce bem para retirar o excesso de água acumulada. Em chão flutuante ou de madeira demasiada água pode danificar o piso. Lava o chão todo e, se necessário, passa várias vezes na mesma área para garantir que tudo fica bem limpo e higienizado.

Terminada a limpeza, deixa as tuas divisões limpas a secar durante 30 minutos. Se preferires, podes abrir janelas para acelerar o processo. Por fim, volta a colocar os móveis no lugar, com cuidado para não danificares o chão. Se necessário utiliza papel ou um pano humedecido em água para limpar os pés das mesas, cadeiras e outros móveis de forma a evitar a criação de manchas.

Preparado para ser a mudança?

Estas dicas de limpeza do chão são melhores se tiveres do teu lado os produtos certos e, sobretudo se acontecer com uma limpeza ecológica: o detergente do chão EcoX é feito a partir do reaproveitamento de óleo alimentar usado que tu nos podes fornecer através da entrega em pontos de recolha nos nossos óleões.

A limpeza das tuas divisões pode ajudar o ambiente. Junta-te a nós e caminharemos juntos em direção a um futuro mais sustentável.

Strategy + design by Inngage