Pedalar no dia-a-dia traz inúmeras vantagens para os ciclistas, para o nosso país e para o planeta.
Segundo a MUBI (Associação pela Mobilidade Urbano em Bicicleta) com a pandemia a bicicleta “teve um aumento substancial de procura pela sua utilização”, aumentando o seu protagonismo na mobilidade urbana.
Sabes quais as vantagens de andar de bicicleta, para ti e para o planeta? Fica a conhecê-las neste artigo.
Mobilidade Urbana
A bicicleta é um meio de transporte mais eficiente ao nível da energia gasta e, a seguir a andar a pé, é o que menos emissões produz. Andar de bicicleta contribui para uma melhor qualidade do ar, para a eficiência dos espaços urbanos e, também para a resistência dos sistemas de transportes. Mas também é um meio de transporte económico e amigo do ambiente.
A pandemia aumentou a importância da utilização da bicicleta como meio de transporte que assume um papel cada vez mais presente e fundamental na mobilidade dos cidadãos.
A MUBi “defende um investimento muito mais significativo na mobilidade em bicicleta por parte do Estado – garantindo pelo menos 5% do orçamento total do setor de transportes em 2021 e, aumentar progressivamente para 10% até 2025”.
Segundo a ENMAC, este investimento ainda não foi implementado. Porém, serve para aliviar a pressão sobre os transportes públicos, atenuar os efeitos negativos do uso do carro nas cidades, mais concretamente no que diz respeito ao congestionamento e poluição e, assim preparar melhor as cidades para uma mobilidade mais sustentável.
Com as metas da EU, espera-se reduzir as emissões até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica até 2050, alocando 37% das verbas para medidas de ação climática e investir-se em Portugal na mobilidade em bicicleta e na sua complementaridade com transportes públicos. Assim, estaremos a favorecer opções de deslocação mais sustentáveis e, simultaneamente a maximizar benefícios para a saúde dos cidadãos, proporcionando-lhes hábitos de vida mais saudáveis.
Vantagens do uso da bicicleta para a tua saúde e para a tua carteira
A utilização da bicicleta como meio de transporte traz diversos benefícios ambientais, sociais, económicos e de saúde pública.Custo
A utilização da bicicleta no nosso quotidiano pode poupar grande parte dos custos associados a um automóvel, como a compra da viatura, o seguro, combustível, revisões e possíveis reparações.
Saúde
Andar de bicicleta contribui para uma regulação do peso, diminui a incidência de hipertensão ou doenças cardiovasculares. Contribui ainda para uma boa disposição psicológica e para a prática de exercício físico de forma moderada e regular.

Poluição do ar
Um terço das emissões de CO2 vem dos transportes, onde os automóveis têm uma grande preponderância. O dióxido de carbono é um gás que provoca efeito de estufa e, emitido em larga escala causa o aquecimento global e alterações climáticas. Os automóveis também produzem outros gases poluentes e prejudiciais para a saúde dos seres humanos como o monóxido de carbono. Contudo, a bicicleta não emite qualquer poluente atmosférico nem gás com efeito de estufa durante a sua movimentação.
Poluição sonora
A poluição provocada pelos veículos motorizados provoca danos notáveis para a saúde humana, como a perda de audição, aumento de stress e ansiedade. Uma bicicleta produz níveis de ruído consideravelmente inferiores aos de um veículo motorizado.
Economia
A utilização da bicicleta como meio de transporte tem inúmeras vantagens económicas para o país, entre as quais estão os menores custos de deslocação, poupança de tempo com o tráfego, menos custos de construção de infraestruturas, como parques de estacionamento, a diminuição de custos com a saúde, crescimento da segurança rodoviária e o aumento do bem-estar pessoal e consequente aumento de produtividade.
Ao trocares o teu carro pela bicicleta estás a tomar uma decisão amiga do ambiente, a contribuir para uma vida mais saudável e a favorecer uma economia mais consciente.
Ajuda o meio ambiente com os produtos certos para a limpeza da tua bicicleta
Fica a conhecer as nossas sugestões para uma limpeza eficaz e simples da tua bicicleta. Afinal, uma manutenção frequente permite evitar danos e desgastes prematuros, garantindo que a tua bicicleta proporciona uma prática eficiente e agradável durante mais tempo.
Manutenção regular
Ao fazeres uma higienização frequente da tua bicicleta estás a mantê-la em bom estado e a prolongar a sua vida útil, bem como o seu bom funcionamento. Sejam as condições meteorológicas, o pó ou uma utilização bastante frequente, é necessária uma boa limpeza de forma a prevenires o desgaste precoce das peças e potenciais danos e, garantires uma atividade em total segurança.
A frequência e a forma com que utilizas a bicicleta vai determinar a regularidade da sua higienização. Assim, a sua manutenção vai variar em função da sua prática.
Se utilizas a tua bicicleta diariamente como meio de transporte, recomendamos-te lavá-la 1 vez por semana. No entanto, tudo depende do nível de sujidade acumulada da mesma.
Produtos a utilizar
- Para limpares sujidades podes utilizar o Champô Auto. Pulveriza o produto em áreas específicas ou limpa manualmente com ajuda de uma esponja. No fim, deves enxaguar com água a tua bicicleta para remover a espuma.
- Para o guiador e o assento, aconselhamos-te a utilizar o Lavagem de Interiores. Borrifa o produto nas áreas específicas com ajuda de uma esponja e, de seguida passa um pano humedecido em água para retirar a espuma. No final, usa um pano seco e limpo para remover algum excesso de água.
- Os pneus e correias da tua bicicleta acumulam muitas sujidade e gorduras provenientes do óleo para lubrificar, por isso é necessário utilizares o Limpa Jantes. Pulveriza o produto nas zonas a higienizar e, com a ajuda de uma esponja esfrega até formar espuma e eliminares a sujidade. Por fim, enxagua com água.
A nossa linha de mobilidade está apta para cuidar de todos os teus meios de transporte estacionados na garagem e, para te ajudar a conduzir ao lado da sustentabilidade, uma vez que todos os nossos detergentes são ecológicos e feitos a partir do reaproveitamento de um resíduo, o óleo alimentar usado.
Agora que já conheces as vantagens e as nossas sugestões para cuidares da tua bicicleta, começa a pedalar em direção a um mundo mais sustentável.
Tem acesso exclusivo a novidades, dicas de sustentabilidade e descontos ao subscreveres a nossa newsletter mensal.
Autora: Daniela Matos