Prolongar a vida da máquina de lavar roupa: dicas

Quarta-feira, 24 Fevereiro 2021

Lavar roupa é uma tarefa semanal ou mensal para todos nós, correto? É uma forma de nos mantermos limpos e confortáveis diariamente e, agora que temos mais tempo em casa, podemos dar mais atenção aos nossos ajudantes tecnológicos.

Falamos da máquina de lavar roupa: sabes como podes prolongar a sua vida? E até mesmo como limpar a máquina de lavar roupa? Fica a conhecer tudo já a seguir!

Take 1: Vantagens de limpar a máquina de lavar roupa

Deves estar a perguntar-te por que motivo é importante limpar a máquina que limpa as tuas roupas, acertámos? A verdade é que existem várias vantagens em fazê-lo:

  • Evita a acumulação de germes e microorganismos
  • Permite uma limpeza da roupa mais eficaz
  • Reduz a acumulação de calcário na máquina
  • Permite aumentar o tempo médio de vida da máquina, o que é vantajoso para o ambiente e para a tua carteira

Take 2: Limpar a máquina de lavar roupa

Para prolongar o seu tempo de vida, eliminar possíveis maus odores, microrganismos e permitir uma limpeza mais eficaz sem acumulação de calcário ou resíduos é importante fazer uma limpeza também à própria máquina de lavar roupa. Não te esqueças de desligar a máquina antes de iniciares a limpeza. Vamos lá?

Remove o compartimento onde colocas o detergente e amaciador

Este é um compartimento que facilmente podes remover para limpar: devido à acumulação de produtos se estiveres com dificuldade na limpeza podes colocar de molho em água quente e, posteriormente, limpar com detergente da loiça ou até mesmo vinagre.

Limpa a borracha vedante na abertura

Com vinagre aproveita e limpa também esta “proteção” entre a porta e o tambor da tua máquina: podes usar um pano húmido para ajudar e evitar a caída de água para o interior da máquina.

Não te esqueças do filtro da descarga

Limpar a máquina de lavar roupa também significa ter em conta o filtro: é ele que “guarda” todos os resíduos que derivam da lavagem da roupa como é o caso de objetos que possam ir dentro dos bolsos das calças. Podes higienizá-lo também com vinagre com a ajuda de um pano para que consigas limpar todos os componentes.

E a própria máquina no seu interior? Como limpar?

Apesar de poder parecer limpo pode estar com alguns germes que se acumulam nos cantos e, de acordo com a revista Ideal Home, é recomendado fazer uma lavagem vazia a cada um/dois meses (mas é importante verificar as indicações do fabricante da máquina).

Nas lavagens normais da tua roupa quer uses o detergente Aloe Vera ou o de Sabão Natural podes estar descansado que ambos têm um componente anticalcário que ajuda a dissolver o calcário e, consequentemente, evita que ele se acumule na máquina.

Caso tenhas zonas com muito calcário aconselhamos a usares um descalcificante mensalmente que, neste caso, pode ser ecológico: o vinagre de limpeza ou o bicarbonato. No caso de optares pelo Vinagre na lavagem da máquina de lavar roupa: coloca-o no interior do tambor (mínimo de 200mL) e faz uma lavagem entre 40º a 60ºC sem roupa no interior da máquina. Desta forma tens uma lavagem do tambor ecológica com vinagre!

Uma dica: após cada lavagem de roupa deixa a porta da máquina entre aberta para que o ar possa circular no tambor e impedir a proliferação de germes.

O interior é fulcral, mas o exterior também merece!

Para terminares de limpar a tua máquina de lavar roupa basta um toque de limpeza no seu exterior: podes usar um pano húmido diluído numa solução de água com vinagre.

PS: é importante referir que deves seguir as indicações do fabricante e possíveis restrições que estejam no manual de instruções pois nem todas as máquinas funcionam ou aceitam as mesmas práticas.

Agora que já sabes que podes limpar a máquina de lavar roupa com vinagre e que os nossos detergentes têm componentes anticalcários queremos saber uma coisa:

Take 3: Qual é o tema que gostarias de ver no nosso blogue? Dá-nos as tuas sugestões: estamos no chat, no instagram, no Facebook ou até no e-mail! 😊 Ficamos à espera da tua mensagem!

Strategy + design by Inngage