Frascos pequenos de vidro com massa. Compras a granel.

Comprar a granel: as vantagens desta escolha

Wednesday, 30 September 2020

Existem hábitos antigos que começam a surgir aos poucos na nossa rotina: das fraldas reutilizáveis à utilização de sacos de rede/pano nas compras, passando por várias outras ações como comprar a granel.

Comprar a granel é uma forma de reduzir e reutilizar embalagens assim como uma opção que permite uma maior personalização na compra dos produtos. Quais as vantagens? Fica a conhecer neste artigo.

Comprar a granel? O que isso significa?

Comprar a granel significa que em vez de te dirigires ao supermercado ou a alguma loja e comprares, por exemplo, uma lata ou frasco de leguminosas ou cereais, podes levar a tua própria embalagem e enchê-la com a quantidade de produto que quiseres.

Apostamos que até agora já percebeste algumas das vantagens de comprar a granel, mas dizemos-te ainda mais algumas!

Vantagens de comprar a granel

Comprar a granel pode dar uma maior felicidade à tua carteira (sim, pode ser mais económico) e a ti mesmo ao ir ao encontro das tuas necessidades. Também é uma forma de protegeres ainda mais o ambiente. Sabe como e porquê.

Compras a granel são ecológicas

Para comprar produtos a granel é necessário levares algumas coisas contigo. Segundo a Ana Milhazes podes fazer um kit de compras com o que é essencial: saco grande ou carrinho para transportares as tuas compras, pequenos sacos em tecido e sacos em rede para as frutas e legumes, frascos e uma caneta para poderes apontar os pesos dos frascos.

Sabes que a produção de plástico aumentou de 2,3 milhões de toneladas em 1950 para 448 milhões de toneladas em 2015? Esta informação é dada pela National Geographic que avança que esta produção deve aumentar para o dobro até 2050.

Ao levares os teus próprios sacos de pano ou rede e os teus frascos estás a reduzir a utilização de embalagens de plástico ou outras quer seja em alimentos avulso normais (como as frutas) quer seja em alimentos embalados e, desta forma, a contribuir para a redução de resíduos.

Pode ser uma opção mais económica

Como os produtos a granel não vêm com embalagem e as quantidades são definidas por ti os preços podem ser inferiores.

Personaliza as compras a teu gosto e necessidade e evita o desperdício

Quantas vezes já foste comprar um produto e pensaste “eu não preciso de tanta quantidade, é possível que se estrague com o tempo”? Por vezes, este é um dos pensamentos que nos fazem recuar na compra de um produto para evitar o desperdício alimentar. Felizmente, comprar a granel é a solução.

Podes comprar a quantidade que pretendes seja de qual for o produto disponível à venda neste sistema a granel que conta com dispensadores para cada produto e doseadores para que possas tirar apenas o que precisas. Segundo Eunice Maia, “A compra de quantidades de alimentos corretamente adaptadas às necessidades de consumo permite reduzir a produção de resíduos.”. Esta forma também é ótima para aqueles produtos que gostaríamos de experimentar mas temos receio de não gostar.

Apoio aos produtores nacionais

Várias mercearias têm o cuidado de dar apoio aos produtores nacionais e apostam na venda dos seus produtos, o que acaba por se traduzir na venda de produtos biológicos.

Detergentes ecológicos a granel: faz a diferença do nosso lado

Para além das habituais compras de cereais, frutos secos, leguminosas e tantos outros alimentos, também já é possível comprares produtos de limpeza a granel.

A EcoX tem várias lojas parceiras de Norte a Sul do país, passando também por Espanha. A utilização de detergentes ecológicos permite reduzir significativamente não só o desperdício de óleo alimentar como também a diminuição do descarte de embalagens de plástico através da reutilização das mesmas com a compra a granel. Esta é uma outra possibilidade de teres uma oferta personalizada mas desta vez para deixares a tua casa a brilhar e com os teus aromas favoritos!

Acreditamos que já existe algum produto ou alimento que compras a granel. Depois de saberes todas estas vantagens, qual vai ser o próximo que vais adquirir a avulso?

Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades subscreve a nossa newsletter mensal.

Autora: Daniela Matos

Strategy + design by Inngage