Senhora a limpar armários da cozinha

As mais valias de limpar com vinagre

Friday, 6 March 2020

Quando o assunto é a limpeza da casa de forma sustentável, o vinagre é para aqui chamado! Conheces as mais valias de limpar com vinagre? Vem daí e descobre!

O vinagre é ecológico pois não tem aditivos químicos. É constituído por ácido acético que é obtido através do processo químico de fermentação. Este ácido funciona como desengordurante, desinfetante e eliminador de odores. Existem vários tipos de vinagre provenientes da fermentação do arroz, do vinho, da maçã, entre outros.

Para além dos diferentes tipos de vinagre existem também diferentes percentagens de acidez. Isto deve-se ao facto de o vinagre não ser 100% ácido acético, mas sim uma solução aquosa deste ácido.

O que podemos limpar com vinagre?

O vinagre vendido, normalmente, pode variar entre os 4% e os 10% de acidez, tornando-o eficiente em alguns tipos de limpeza.

Prolonga a vida da tua máquina da roupa

É importante conheceres como limpar a máquina de lavar roupa aí de casa, mas neste caso podes manter o seu interior limpo com uma lavagem a cada um/dois meses dependendo das indicações do fabricante da máquina.

O vinagre, assim como o bicarbonato, pode funcionar como um descalcificante: coloca cerca de 200mL no tambor da máquina e faz uma lavagem entre 40º a 60ºC sem roupa no seu interior.

Para além disto, o vinagre auxilia na lavagem da roupa, ajudando a revitalizar as cores e a eliminar odores desagradáveis

Limpar com vinagre: dá brilho à tua loiça

Tens loiça com manchas e sem brilho mas não queres optar por um abrilhantador convencional? Claro que existe uma opção ecológica para colocares em prática: basta pores vinagre de limpeza no depósito próprio para o abrilhantador.

Esta lavagem com vinagre permite tornar a tua loiça brilhante, prevenir o aparecimento de calcário nos canos e, consequentemente, prolongar a vida da tua máquina de lavar loiça.

Adeus resíduos de adesivos

Quando removemos um autocolante fica sempre um resíduo de adesivo e o vinagre é um ótimo aliado na sua remoção. Basta aplicar um pouco de vinagre e deixar atuar.

Limpar com vinagre significa eliminar maus odores

Para removeres determinados odores dos armários esvazia-os e coloca um recipiente com vinagre no seu interior. Podes deixar durante uma noite e, no dia seguinte, passar um pano húmido pelo interior.

Também a mistura de vinagre e água pode ser eficaz a remover odores na pia. Para te livrares do odor das fezes ou urina dos teus animais de estimação podes misturar água com vinagre e limpar de seguida.

Desentope os teus ralos

A solução é deitares bicarbonato de sódio e, em seguida, o vinagre de limpeza.

Cozinha e Casa de banho sem calcário!

Para além de tornar a superfície da sanita mais branca e de prevenir a formação de bolor nas paredes, limpar com vinagre combate o calcário nas superfícies da cozinha e da casa de banho.

Qual a quantidade a usar?

De forma geral, podes colocar a mesma quantidade de água e de vinagre na mistura que fizeres.

Apesar de ser uma mais valia na hora de limpar a casa, este produto não pode ser utilizado para todo o tipo de limpezas domésticas. Nomeadamente, quando se trata de sujidade orgânica em que este não é tão eficaz. O vinagre deve ser considerado um bom aliado na limpeza da casa, mas não um substituto dos detergentes.

Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades subscreve a nossa newsletter mensal.

Strategy + design by Inngage