Como combater a Covid-19

Monday, 23 March 2020

O Virus Covid-19 paralisou o mundo!

Agora o tempo é lutar contra este ser invisível e por isso impõe-se uma mudança radical nas nossas rotinas de forma a construir os mecanismos de combate.

Neste artigo apresentamos um conjunto de medidas a adotar no seu dia-a-dia para eliminarmos este vírus:

-VIA DIGESTIVA: o vírus degrada-se a um  pH ácido (pH do estômago que varia entre 1,5 e 6) e perde infecciosidade, contudo pode haver pequena quantidade de  vírus nas fezes. Porém o vírus não é contagioso por esta via.

– LAVAGEM ROUPA: Apesar de muitas recomendações dizerem que a lavagem da roupa precisa é a 60ºC, a verdade é que a temperaturas inferiores o vírus também morre porque o que mata é o detergente, da mesma forma que mata quando lavamos as mãos apenas com sabão.

– LAVAGEM SUPERFÍCIES:  Não é necessário usar desinfetantes ou lixívia, pois qualquer detergente normal que têm casa (como multiusos, multisuperficies, etc)é suficiente para eliminar o vírus. 

– CHÃO: as partículas que estão no chão, só têm contacto com a sola do nosso calçado e só ficaremos contaminados caso alguém “lamba”(!) a sola ou  toque com as mãos na sola. Por isso basta apenas uma limpeza regular com um detergente normal (detergente de pavimentos).

CONSELHOS IMPORTANTES:

– sempre que vistam ou dispam algo, lavem as mãos.

– o local mais contaminado do nosso corpo será sempre as nossas mãos – se estas não contactarem com a nossa boca, nariz e olhos, nunca ficaremos contaminados. O ideal é lavar constantemente as mãos usando para tal sabão (sim o sabão é suficiente não é necessário soluções alcoólicas – ver este artigo

-POR FAVOR: FIQUEM EM CASA!

Fonte: webinar com os seguintes palestrantes: Dr. Miguel Guimarães, Prof. Azevedo Pereira, Prof. José barberan, Prof. António Morais, Dr Luís Andrade, Prof. António Araújo e Dr. Rui Nogueira

Strategy + design by Inngage