Como forma de contribuir para um futuro mais sustentável, em 2015, foram definidos os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável que preveem uma colaboração entre os governos e os cidadãos a nível mundial.

Depois de abordarmos a importância da inovação e de que forma a EcoX Pro se relaciona com este tema, vamos falar de comunidades sustentáveis, uma temática que faz parte dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O que são comunidades sustentáveis? Quais são os planos de ação do objetivo número 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”? E de que forma a EcoX Pro contribui para ajudar nesta iniciativa?

A importância das Comunidades Sustentáveis

Uma mudança ao nível da sustentabilidade global ao mesmo tempo que melhora o ambiente urbano são alguns dos valores das Comunidades Sustentáveis.

As Comunidades Sustentáveis podem ser definidas como comunidades que têm em conta as necessidades presentes e futuras das pessoas que nelas vivem contribuindo para um aumento da qualidade de vida, tendo em conta o uso consciente dos recursos naturais, a coesão social e a prosperidade económica.

Deste modo, pode-se afirmar que as comunidades sustentáveis para além de melhorarem o ambiente também promovem sociedades mais humanas.

Uma vez que as cidades e comunidades são lugares sociais e culturais, o processo de construção de Comunidades Sustentáveis pode estar relacionado com uma questão sociocultural em que estão em destaque:

  • Envolvimento positivo com uma diversidade cultural
  • Abertura ao nível do pensamento e dos territórios
  • Relevância do diálogo para a coesão social
  • Resiliência e bem-estar

Existem vários componentes que são essenciais para planear e manter uma comunidade sustentável.

Círculo que mostra os componentes importantes para as comunidades sustentáveis

Imagem: Fonte

Tanto a definição como estes componentes referidos acima parecem ser importantes para a definição de um “objetivo comum” compreendido por todas as partes envolvidas e que possa ajudar a:

  • Garantir a adesão eficaz das políticas para que estas possam ter em conta a segurança, limpeza e prosperidade das comunidades
  • Identificar componentes essenciais em novos desenvolvimentos
  • Obter uma base a partir da qual várias habilidades podem ser desenvolvidas
  • Delegação de responsabilidades relacionadas com desempenho do governo nacional para o local

Qual o contributo da EcoX Pro neste tema?

Sabes que, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em 2050 cerca de 6,5 mil milhões de pessoas viverão em zonas urbanas? É por isso que o ponto 11 dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável assume um papel muito importante, ao nível da gestão e planeamento.

“As cidades ocupam apenas 3% da terra, mas são responsáveis ​​por 60% a 80% do consumo de energia e pelo menos 70% das emissões de carbono.” - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Evita a poluição da água

Até 2030, este objetivo do Desenvolvimento Sustentável prevê reduzir, entre vários outros problemas reais, as catástrofes relacionadas com a água. Todos os parceiros comprometem-se, de forma indireta, a reduzir a poluição deste recurso natural. Mas como?

Portugal produz um resíduo bastante abundante em Portugal – o óleo alimentar usado – em que basta um litro para poder contaminar mil milhões de litros de água. Para evitar esta poluição a EcoX Pro permite aos seus parceiros fornecerem este resíduo através de entidades reguladas para o recolherem.

Posteriormente, o óleo é transformado em detergentes ecológicos que são fornecidos a preços competitivos a todos os parceiros envolvidos neste processo de inovação e economia circular.

Reduz o impacto ambiental

Outros dos objetivos é “até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita nas cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.”.

A valorização do óleo alimentar usado evita ainda um impacto ambiental ao nível do clima e dos solos, uma vez que este resíduo não só polui o lençol freático e prejudica o crescimento das plantas como também leva à formação de um dos gases do efeito de estufa (gás metano) durante a sua decomposição.

O impacto de não existir uma utilização de matérias-primas faz também com que não sejam emitidas tantas emissões de CO2.